Saiba quais filmes brasileiros já concorreram ao Oscar além de ‘Ainda Estou Aqui’

Por
3 Min Read

Ainda Estou Aqui (Foto: Reprodução/Internet)

O Brasil já teve sua presença marcada na maior premiação do cinema mundial: o Oscar. Com as indicações deste ano, o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, segue essa tradição ao conquistar três indicações: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Fernanda Torres como Melhor Atriz, reforçando a força do cinema nacional. Fernanda, inclusive, já havia vencido o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Drama, um feito que aumenta as expectativas para o Oscar 2025.

- Publicidade -

Desde 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem reconhecido produções globais, e o Brasil acumula 13 filmes indicados ao longo da história, sendo 9 deles completamente brasileiros. Entre os destaques mais recentes, Cidade de Deus brilhou em 2004 com quatro indicações: Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Já em 1999, Central do Brasil emocionou o mundo com indicações a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. No campo das animações, o país também tem voz. O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, foi indicado como Melhor Animação em 2016, enquanto O Pagador de Promessas fez história como o primeiro brasileiro indicado a Melhor Filme Internacional, em 1963.

Os documentários nacionais também marcaram presença no Oscar. Lixo Extraordinário, uma coprodução com o Reino Unido, foi indicado em 2011. Em 2015, foi a vez de O Sal da Terra, fruto de uma parceria entre Brasil, França e Itália. Mais recentemente, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, chamou a atenção em 2020 com sua abordagem política. No passado, em 1979, Raoni foi indicado como uma coprodução da Bélgica, França e Brasil.Outras produções que representam o talento brasileiro incluem O Quatrilho (1996) e O Que É Isso, Companheiro? (1998), ambos indicados a Melhor Filme Internacional. Já o curta Uma História de Futebol, indicado em 2001, destacou nomes como Antônio Fagundes no elenco.

- Publicidade-

Não se pode esquecer de Orfeu Negro, de 1960, que, embora considerado uma candidatura francesa, teve forte envolvimento brasileiro e venceu como Melhor Filme Internacional. E em 1986, O Beijo da Mulher-Aranha, dirigido por Hector Babenco, recebeu indicações a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e consagrou William Hurt como Melhor Ator.

Esses marcos mostram como o Brasil segue encantando o mundo com sua narrativa única e sua força criativa. Este ano, com Ainda Estou Aqui, o país reforça sua posição no cenário cinematográfico global, celebrando conquistas e criando novas expectativas.

O conteúdo Saiba quais filmes brasileiros já concorreram ao Oscar além de ‘Ainda Estou Aqui’ aparece primeiro em Feed TV.

Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *