Pesquisa descarta elo direto entre dietas vegetarianas e transtornos alimentares

Redação
Por Redação
1 Min Read

Dietas vegetarianas (Foto: Pexels)

Uma meta-análise conduzida por pesquisadores do Karolinska Institutet e da Universidade de Castilla-La Mancha revelou que dietas vegetarianas e veganas não estão associadas a um aumento geral nos sintomas de transtornos alimentares. O estudo analisou dados de 24 pesquisas que englobaram 25.223 participantes.

- Publicidade -

A investigação utilizou uma revisão sistemática para consolidar os dados e constatou que a exclusão do consumo de carnes e produtos de origem animal, por si só, não serve como indicador de diagnóstico para distúrbios como restrição severa, compulsão ou ansiedade com a imagem corporal.

++ Estudo associa canetas emagrecedoras à redução de ansiedade e depressão

- Publicidade-

Segundo os autores Bruno Bizzozero Peroni e María Valentina Díaz Goñi, a motivação por trás da escolha alimentar é o fator determinante. Adoções motivadas por valores éticos, religiosos ou preocupações ambientais apresentam um quadro psicológico distinto daquelas impulsionadas pelo controle de peso ou medo de engordar.

O levantamento, publicado no portal The Conversation Brasil, ressalta que mudanças repentinas no padrão de alimentação, acompanhadas de perda de peso acentuada, isolamento social e rigor excessivo, exigem acompanhamento profissional, independentemente de a pessoa consumir ou não produtos de origem animal.

Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *