Dia do hambúrguer: aprenda 3 receitas irresistíveis para fazer em casa

Redação
Por Redação
4 Min Read

Lanche (Foto: Magnific)

O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio, uma data que serve de desculpa perfeita para esquecer a contagem de calorias e se render a uma das maiores paixões gastronômicas do planeta. Seja você um defensor do clássico “carne e queijo” ou um entusiasta de combinações mais robustas, preparar o seu próprio lanche em casa eleva a experiência a outro nível.

- Publicidade -

Para celebrar em grande estilo, selecionamos três receitas que vão do básico perfeito ao gourmet de lamber os dedos. Prepare a chapa, separe os ingredientes e comemore em grande estilo.

1. O Clássico Smash Burger

A técnica de “esmagar” a carne na chapa bem quente cria uma crosta crocante que retém toda a suculência. É o favorito das hamburguerias modernas pela rapidez e sabor.

- Publicidade-

Ingredientes

  • 2 bolinhas de carne de 80g cada (blend de fraldinha com acém)
  • 2 fatias de queijo prato ou cheddar fatiado
  • 1 pão de brioche
  • Manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Corte o pão ao meio, passe manteiga e sele na frigideira até dourar. Reserve.
  2. Aqueça a frigideira no fogo mais alto possível. Coloque as bolinhas de carne e, imediatamente, use uma espátula pesada para esmagá-las até ficarem bem finas.
  3. Tempere a parte de cima com sal e pimenta. Deixe fritar por cerca de 1 minuto e meio, até formar uma crosta escura.
  4. Vire a carne, coloque o queijo por cima e abafe por mais 1 minuto para derreter. Monte o lanche empilhando os dois hambúrgueres no pão.
Receitas de hambúrguer (Foto: Gemini/ AI)
Receitas de hambúrguer (Foto: Gemini/ AI)

2. Cheddar com Cebola Caramelizada

Para quem busca aquele toque agridoce marcante, a combinação do queijo cheddar cremoso com a cebola cozida lentamente é imbatível.

Ingredientes

  • 1 hambúrguer de 180g
  • 2 fatias de queijo cheddar legítimo
  • 1 cebola grande cortada em rodelas finas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 1 pão australiano

Modo de Preparo

  1. Em fogo baixo, derreta a manteiga e adicione a cebola. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Quando começar a murchar, adicione o açúcar mascavo e cozinhe até que fique escura e caramelizada (cerca de 20 minutos).
  2. Grelhe o hambúrguer de 180g em uma chapa quente por cerca de 3 minutos de cada lado (para ponto para malpassado). Adicione o cheddar no último minuto e abafe para derreter.
  3. Sele o pão australiano na manteiga, coloque a carne com o queijo e cubra com uma quantidade generosa de cebola caramelizada.

3. O Gourmet de Gorgonzola e Rúcula

Uma opção sofisticada para quem prefere sabores intensos e texturas contrastantes. O amargor da rúcula quebra perfeitamente a gordura do queijo azul.

Ingredientes

  • 1 hambúrguer de 180g (blend de maminha ou picanha)
  • 50g de queijo gorgonzola esfarelado
  • 1 punhado de folhas de rúcula fresca
  • 1 colher de sopa de maionese de alho
  • 1 pão com gergelim

Modo de Preparo

  1. Tempere o hambúrguer com sal e pimenta-do-reino logo antes de ir para a chapa. Grelhe por 3 a 4 minutos de cada lado.
  2. Assim que virar a carne pela primeira vez, distribua o queijo gorgonzola esfarelado por cima e tampe para que ele amoleça levemente.
  3. Toste o pão, passe a maionese de alho na base, coloque o hambúrguer com o gorgonzola e finalize com as folhas de rúcula antes de fechar.
Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *