A produção brasileira Queen Lear, adaptação da tragédia de William Shakespeare King Lear, acaba de ser indicada ao Rio Webfest 2025 nas categorias “Melhor Edição” e “Melhores Efeitos Visuais”. Esta é mais uma conquista internacional para a série do Canal Demais, que vem se destacando no circuito de festivais de conteúdo digital e ocupa atualmente o 4º lugar na Copa do Mundo das Webséries, que rankeia os projetos com mais indicações do circuito de festivais.
A série transporta a clássica narrativa para o Rio de Janeiro, reinventando a história como Queen Lear. Claudia Alencar interpreta a protagonista, uma poderosa líder de milícia que domina o tráfico de drogas, a prostituição e operações de agiotagem nas comunidades cariocas. Assim como na obra original, a Rainha Lear decide dividir seu império entre as três filhas, desencadeando uma intensa batalha de poder marcada por traições, lealdades despedaçadas e o trágico colapso da família e do império.
Gravada inteiramente em estúdio com tecnologia de chroma key, Queen Lear apresenta cenários virtuais desenvolvidos em 3D pela Unreal Engine, resultando em um universo visual único e imersivo, concebido pelo diretor de arte Quentin Lewis. O reconhecimento do festival confirma a excelência técnica da produção, destacando a ousadia estética da obra, que combina inovação tecnológica com narrativa potente para engajar públicos e jurados em diversos países.
“Receber essas indicações no Rio Webfest reforça nosso compromisso com a criatividade e a qualidade técnica do projeto. É gratificante ver nosso esforço coletivo reconhecido”, afirma Quentin Lewis, idealizador da série.
O Rio Webfest, considerado um dos maiores festivais de webséries do mundo, celebra produções inovadoras em conteúdo digital, reunindo criadores e projetos de diversas partes do planeta e destacando a diversidade e o talento emergente na indústria audiovisual.
O elenco de Queen Lear ainda traz Mariana Lewis, recentemente escalada para o espetáculo The Hunger Games On Stage em Londres, no papel de Glimmer, além de talentos como Will Crispin, Giul Abreu, Aline Azevedo, Ana Cecília Mamede, Hélio Amaral, Bruno Rafael, Simone Viana, Wagnera, Mano Melo e Ruan Vitor.
Atualmente, Queen Lear segue circulando em mostras e festivais ao redor do mundo. Ainda não há previsão de lançamento nas plataformas de streamings .