Os motores turbinados, que durante muitos anos enfrentaram resistência por parte dos consumidores, hoje estão cada vez mais presentes nos carros que saem das linhas de montagem de diversas montadoras. O que antes era raridade, hoje é tendência. Tudo começou com o pioneiro Fiat Uno Turbo, lançado em 1994, o primeiro modelo turbinado de fábrica no Brasil. Desde então, a tecnologia não apenas se popularizou, como também evoluiu consideravelmente.
Atualmente, marcas como Renault, Peugeot, Citroën, Volkswagen e a própria Fiat já oferecem uma gama de veículos com motor turbo. Modelos 1.0 com mais de 120 cavalos de potência se tornaram comuns, desafiando a antiga visão de que motores pequenos não entregam desempenho. Mas, com esse avanço, muitos motoristas ainda se perguntam: os motores turbinados realmente são confiáveis?
Segundo a fabricante de motores Horse — responsável pelos propulsores de modelos como Kardian, Duster e Captur —, a resposta é sim. Fabio Silva, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, explica que “motores com injeção direta de combustível e turboalimentação são mais eficientes e consomem menos combustível”. Ele destaca que a engenharia atual é focada em garantir durabilidade, desempenho e economia.
Desde a época do Uno Turbo, os fabricantes investiram em melhorias importantes. “Na Horse, fizemos adaptações em nossos motores turbo que incluem cabeçotes com formato Delta, que concentram massa e volume; controles eletrônicos de wastegate para garantir a pressão máxima do turbo; e o uso de revestimento tipo Diamond-Like Carbon (DLC) nas peças móveis do cabeçote e nos anéis de audição, a fim de reduzir o atrito”, detalha Silva.
Para o especialista em mecânica automotiva Daniel Monteiro, os motores turbinados originais — ou seja, de fábrica — são, de modo geral, seguros e confiáveis. No entanto, ele faz um alerta importante: “Os projetos que oferecem bem mais confiabilidade são os que saem de fábrica, já os veículos modificados têm bem mais riscos”.
Para garantir o bom funcionamento e a durabilidade desse tipo de motor, alguns cuidados são fundamentais:
- Realizar a troca de óleo no prazo recomendado e utilizar o produto indicado pela fabricante;
- Manter o filtro de ar limpo e em bom estado;
- Evitar intervenções que alterem o funcionamento do turbo, como remoção de conexões para produzir ruídos;
- Não exigir desempenho máximo do motor em baixa rotação;
- E, após uso intenso, aguardar o motor reduzir a rotação antes de desligá-lo.
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