Antes de protagonizarem megashows históricos em Copacabana, Madonna e Lady Gaga já tinham em comum não apenas a grandiosidade das apresentações. Ambas são artistas ítalo-americanas, donas de carreiras voltadas à música dançante, com visuais marcantes, espetáculos teatrais, diversas controvérsias e eras bem definidas na história do pop.
Lady Gaga sempre citou Madonna como uma de suas maiores influências. A admiração está registrada desde o encarte de “The Fame”, seu álbum de estreia lançado em 2008: “Gostaria de agradecer a Andy Warhol, David Bowie, Prince, Madonna e Chanel”.
No entanto, essa admiração inicial se transformou em rivalidade pública. Em 2012, durante a turnê MDNA, Madonna incluiu um trecho de “Born This Way” durante a performance de “Express Yourself”, canções com arranjos semelhantes. Na sequência, emendou com “She’s Not Me”. A mensagem foi direta. Madonna enfatizava: “Ela não sou eu / Ela não tem meu nome / Ela nunca vai ter o que eu tenho”.
A performance já havia sido sugerida anos antes, na turnê Sticky & Sweet, entre 2008 e 2009, quando Madonna apareceu ao lado de dançarinas vestidas como versões suas do passado, reforçando a ideia de que ninguém poderia ser como ela.
Em 2012, ambas vieram ao Brasil com suas turnês: Lady Gaga se apresentou em novembro e Madonna em dezembro. Gaga, então com 26 anos, representava a novidade no cenário pop, enquanto Madonna, com 54, já era um ícone consolidado com décadas de carreira.
Em seu documentário “Gaga: Five Foot Two”, de 2017, Gaga comentou sobre a relação entre as duas: “Eu sempre a admirei. Continuo a admirá-la, independentemente do que ela pense de mim. Por mais respeito que eu tenha por ela como artista, nunca consegui aceitar o fato de que ela não me olharia nos olhos e me diria algo pejorativo.”
Reconciliação ocorreu em 2019
O clima entre as duas começou a mudar em 2019, quando posaram juntas durante uma festa promovida por Madonna após a cerimônia do Oscar. Na ocasião, Gaga, vencedora da estatueta por “Shallow”, foi abraçada pela veterana.
Desde então, as duas passaram a trocar elogios publicamente. Em 2023, Gaga comentou um vídeo de Madonna sobre sua turnê comemorativa: “Te amamos, M”.
No ano seguinte, Madonna fez piada durante um show no Canadá após confundir a cidade onde se apresentava: “Vocês estão chateados por eu ter dito ‘Oi, Boston?’ Me desculpem! Que merda foi essa? Isso seria tipo vocês me dizerem: ‘Ei, Lady Gaga!’. Eu não teria gostado disso”. Em seguida, esclareceu: “Quer dizer, nada contra a Gaga, mesmo. Eu a amo. É sério! Eu amo qualquer uma que seja mais baixa que eu”.
O conteúdo Rivais? Entenda treta entre Madonna e Lady Gaga aparece primeiro em Feed TV.