Na tarde de quinta-feira, 24 de julho, Neymar Jr., de 33 anos, veio a público por meio de suas redes sociais para comentar a confusão em que se envolveu durante a partida entre Santos e Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro. O jogo, realizado na Vila Belmiro, terminou com a derrota do time da casa por 2 a 1, mas o que mais repercutiu foi o desentendimento entre o atacante e um torcedor santista.
O bate-boca começou ainda com a bola rolando. Neymar, visivelmente irritado, reagiu aos gritos que vinham das arquibancadas, e a troca de ofensas rapidamente viralizou nas redes sociais. Especialistas em leitura labial identificaram falas ofensivas do jogador ao torcedor, identificado como Alex.
Durante o confronto verbal, Neymar gritou: “Filho da p*, vai tomar no seu c*. Vem aqui. Vai tomar no seu c*. Final do jogo eu vou [na arquibancada]”. Em resposta, Alex rebateu: “Tem que honrar a camisa, ca*, pelo amor de Deus, cara”.
O clima esquentou ainda mais com a sequência do jogador: “Cala sua boca e vê lá. Olha aqui, ô arrombdo. Vai tomar no seu c, eu estou dando a vida aqui, filho da p*”. O torcedor, sem se intimidar, respondeu novamente: “Eu vim do interior, c*. Todos os jogos eu estou aqui. Gasto o meu dinheiro pra quê, c*? Pra quê eu gasto o meu dinheiro?”.
Neymar se justifica e fala do amor pelo Santos
Após o episódio, Neymar decidiu se manifestar oficialmente. Em seu pronunciamento, ele explicou os motivos de sua reação. “No calor da emoção é difícil controlar os sentimentos quando você é ofendido de forma injusta… e eu jamais vou discutir com o torcedor quando ele me cobra dentro de campo, ali ele tem o direito de opinar se eu joguei mal ou não, e tem total direito de vaiar”, afirmou Neymar.
O atacante reforçou que aceita críticas sobre o desempenho em campo, mas fez questão de apontar que ultrapassou o limite ao ser atacado pessoalmente. “O que ele não pode fazer é me ofender, do jeito que ele me ofendeu… (infelizmente na hora eu só escutei ele falando, jogo estava parado). Falar que eu sou mercenário junto ao meu pai, falar da minha família/amigos… desculpa, mas é difícil controlar! (Mesmo sabendo que eu tenho)”, disse.
Neymar também aproveitou para reafirmar seu compromisso com o clube. “Vim ao Santos para tentar ajudar o clube da melhor forma possível, dentro e fora de campo”, declarou o atacante, garantindo que, se a torcida não o quiser mais, ele deixará o clube sem hesitar. “E no dia em que a torcida achar que eu não posso mais ajudar ou que estou prejudicando o clube de alguma forma, eu sou o primeiro a pegar as minhas coisas e sair”, afirmou.
Encerrando o desabafo, Neymar reiterou sua paixão pelo Santos. “Santos futebol clube é uma das minhas maiores paixões e enquanto eu tiver forças, eu vou fazer o meu melhor por este clube… vou correr, lutar, gritar e até brigar se for possível pra conseguir colocar o Santos onde merece estar. Saudações Nação Santista”, concluiu.