Concurso Nacional Unificado terá mudanças em 2025, com provas no segundo semestre

Por
2 Min Read

(Foto: Reprodução/Internet)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prevê para este mês de abril a publicação do Termo de Referência para a escolha da banca organizadora da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). As provas estão programadas para o segundo semestre de 2025, com a homologação dos resultados prevista para junho de 2026.

- Publicidade -

Em 2024, o certame foi realizado pela Cesgranrio. Entre as mudanças já confirmadas, destaca-se a substituição do sistema de bolinhas no cartão-resposta por um código de barras único, garantindo que “cada caderno de questões virá com um código que identificará o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores”, segundo a pasta.

Apesar dos avanços, especialistas apontam ajustes necessários para a edição de 2025. Entre as melhorias sugeridas estão uma melhor distribuição das questões por tema, critérios mais claros para a correção das provas discursivas e ajustes no tempo de duração do exame. O professor Antonio Batista da Silva Oliveira, da UFRN, ressalta a importância da inclusão de conteúdos atualizados: “Leis aprovadas em 2025, como as novas diretrizes do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), a regulamentação de apostas esportivas e alterações no estágio probatório dos servidores federais, certamente estarão no edital”.

- Publicidade-

Outra preocupação está no tempo de prova. Em 2024, candidatos relataram dificuldades para concluir todas as questões dentro do tempo estipulado, o que pode levar a uma revisão na duração do exame ou até mesmo na quantidade de perguntas por bloco. Essas mudanças visam tornar o certame mais acessível e equilibrado, garantindo uma avaliação justa para todos os participantes.

Além das melhorias estruturais, o governo federal lançará uma campanha voltada às candidatas do CNU, com a divulgação de histórias de servidoras bem-sucedidas. A medida busca ampliar a representatividade feminina no serviço público, já que, na edição anterior, apenas 41% dos aprovados eram mulheres.

O conteúdo Concurso Nacional Unificado terá mudanças em 2025, com provas no segundo semestre aparece primeiro em Feed TV.

Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *