Segundo dados da Secretaria de Saúde, o estado de São Paulo registrou 974 casos de Hepatite A entre janeiro e julho de 2025, quase o dobro dos 498 casos no mesmo período de 2024. Isso fez com que um famoso produtor de eventos de São Paulo e Belo Horizonte criasse um atrativo para aumentar o percentual de vacinação. Nando Dias, fundador do Dédalos, criou uma campanha com entrada gratuita nos meses de agosto e setembro, todas as terças-feiras, das 6h às 18h. Basta apresentar o comprovante de vacinação tem entrada liberada. A ideia da campanha surgiu como uma forma de unir conscientização e incentivo à imunização: “Incentivar a vacinação é crucial para combater o retrocesso social. Nos EUA, empresas estudam medicamentos para doenças preveníveis e erradicadas por vacinas, que agora ressurgem.”
A ação, lançada nas redes sociais, já mostra resultados com um aumento significativo do público às terças-feiras. “Gerou engajamento positivo nas redes e aumentou o público. Houve aumento de 25% na presença de homens às terças em São Paulo e Belo Horizonte desde o início da iniciativa”, comemora o empresário. Além do impacto imediato, a campanha busca criar uma rede de conscientização: “Promover a saúde e divulgar informações para aumentar o número de vacinados e, consequentemente, diminuir os casos”, destaca Nando.
Como participar
Para garantir a entrada gratuita, basta apresentar o comprovante de vacinação contra hepatite A junto com um documento de identificação na recepção do estabelecimento. A ação acompanha um movimento nacional: “Devido ao surto, o Ministério da Saúde está promovendo uma campanha de vacinação em São Paulo”, explica. Para Nando, a campanha não deve ser vista como um esforço isolado. “Acho que podemos contribuir positivamente. Com informações combatemos o preconceito”, afirma.
“Queremos criar mais iniciativas para incentivar e promover a saúde, tanto interna, do nosso time, quanto externa, para nossa comunidade”, diz o fundador. O estabelecimento já realizou ações em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo e pretende expandir as campanhas informativas, tanto no espaço físico quanto nas redes sociais.
Por fim, ele também compartilha a esperança de que a ação inspire outros empresários. “Torço para que sim, juntos somos mais fortes, a concorrência precisa ser saudável, e devemos dar as mãos, pois todos ganhamos promovendo o bem-estar e a saúde”, conclui.