O economista, Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, fez duas análises acessíveis sobre temas econômicos. Em publicações feitas nesta quinta-feira (10), Gil comentou a polêmica decisão do presidente dos Estados Unidos, que anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados, com vigência a partir de 1º de agosto. A medida, segundo Gil, tem potencial para desestabilizar setores fundamentais da economia nacional, como o petróleo, o aço, o café e a indústria aeronáutica, que são responsáveis por uma fatia expressiva das exportações brasileiras. Os Estados Unidos figuram como o segundo maior parceiro comercial do Brasil, o que torna o cenário ainda mais delicado, como explicou o influenciador.
Em seus vídeos, Gil enfatizou que o impacto vai muito além das grandes corporações. Segundo ele, o brasileiro comum poderá sentir no dia a dia os efeitos dessa tarifa, refletidos principalmente no aumento dos preços e na retração da economia doméstica. Ele alertou: “Isso é muito sério porque vai afetar diretamente a nossa economia, porque os EUA hoje é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Então só para vocês terem uma noção, o Brasil ele exporta muito para os EUA, petróleo, aço, café, aviões, ou seja, setores de peso”, afirmou, adotando um tom didático e acessível.
Gil ainda chamou atenção para o prazo curto até a implementação da medida. “Essa medida já entra em vigor dia 1º de agosto… vou buscar os desdobramentos dessa medida… você aí que vai no mercadinho, que compra alguma coisa ali… uma coisa é certa: vai afetar o nosso bolso“, alertou o economista.
No segundo vídeo publicado por Gilberto Nogueira, ele rebateu a justificativa oficial dos Estados Unidos, que afirmam estar corrigindo uma suposta desvantagem comercial frente ao Brasil. Gil explicou que os números da balança comercial mostram o contrário: os EUA têm superávit nas transações com o Brasil, ou seja, exportam mais para cá do que importam.
De maneira descontraída, Gil usou uma metáfora com bombons para ilustrar a soberania brasileira e criticou a tentativa americana de interferir em decisões judiciais internas. “Eles alegam nessa carta que eles mandaram para o Brasil que o Brasil tomou uma decisão jurídica que não é certa, que o certo é o que eles acham. Sendo que, gente, tem um ponto importante: o Brasil é um país soberano. Nós temos uma Constituição, e dentro dessas quatro linhas é que tudo é decidido e julgado.”, explicou.
O economista também acusou os EUA de usarem a economia como ferramenta de pressão política, algo que, segundo ele, desrespeita a autonomia do Brasil em seus processos internos. “Nenhum país estrangeiro tem jurisprudência ou autonomia sobre as decisões que são tomadas no Brasil. Então imagine tentar utilizar a economia como uma moeda de troca, uma barganha política, inclusive. Então o Brasil fez certo, se posicionou e falou assim: ‘Olha, nós temos leis, instituições, não vamos tolerar pressão”, declarou Gil.
Alguns famosos opinaram nos vídeos publicados pelo economista. “Eu amo aprender com você!!!”, disse a influenciadora Sarah Andrade. “Obrigado por explicar! Nao entende quem não quer”, disse o jornalista Caio Braz. “Amigo, muito legal você explicar de forma tão simples e objetiva questões pra muitos é complexo e difícil. Você arrasa. Saudadinhas”, disse Anitta.
O conteúdo Tarifaço dos EUA ao Brasil causa entre famosos: “Vai afetar nosso bolso” aparece primeiro em Feed TV.