O processo movido por Toninho Geraes contra Adele por suposto plágio ganhou um novo capítulo. A equipe jurídica do sambista protocolou um pedido formal à Justiça brasileira solicitando que a cantora britânica assine pessoalmente a procuração de seus advogados no Brasil. A exigência surge após a tumultuada audiência de conciliação, realizada no dia 20 de dezembro de 2024, que terminou sem acordo e foi marcada por dúvidas sobre a veracidade das assinaturas apresentadas. As informações são do Portal Leo Dias.
Durante a audiência, que buscava uma solução amigável para a disputa envolvendo a canção “Million Years Ago”, assinada por Adele e Greg Kurstin, as defesas se depararam com documentos cujas assinaturas geraram suspeitas. O episódio ainda foi agravado pelo mal-estar físico sentido por Toninho Geraes, o que aumentou a tensão no encontro.
Diante da controvérsia, a defesa do compositor brasileiro argumenta que a única forma de garantir a legitimidade do processo é realizar uma nova coleta das assinaturas, desta vez sob acompanhamento direto de testemunhas autorizadas pela Justiça brasileira. A proposta inclui a possibilidade de que a assinatura seja feita nos Estados Unidos ou no Reino Unido, contanto que ocorra diante de autoridades legais.
“O único método seguro é a coleta dessas assinaturas originais – diante das quais as das procurações, sob suspeita, serão comparadas pelos peritos – presencialmente, ali, na frente de Adele e Greg Kurstin. Ainda que lá nos Estados Unidos, para garantia de autenticidade e de que a fraude não vá se repetir. Até mesmo para livrar os culpados da primeira fraude de uma eventual responsabilização e condenação”, afirmou Fredímio Trotta, advogado de Toninho Geraes, ao portal LeoDias.
Segundo a defesa, as novas assinaturas poderão esclarecer se Adele e Kurstin realmente têm interesse em buscar um acordo judicial, ou se o episódio anterior foi marcado por irregularidades que comprometem a validade da audiência. “Comprovada por perícia judicial a falsificação daquelas assinaturas, a audiência tem que ser anulada – dentre outros efeitos – e repetida, com a presença de Adele e Kurstin”, acrescentou Trotta.
Até o momento, o pedido ainda aguarda análise do juiz responsável pelo caso. Procurada pelo portal LeoDias, a assessoria jurídica de Adele no Brasil preferiu não comentar o andamento do processo.
O conteúdo Toninho Geraes exige que Adele assine documentos pessoalmente após suspeita de fraude em processo por plágio aparece primeiro em Feed TV.