Trindade se torna capital simbólica de Goiás nesta quinta-feira (3); entenda o motivo

Por
2 Min Read

Portal da cidade de Trindade, em Goiás (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, 2 de julho, a cidade de Trindade passa a ser simbolicamente a capital de Goiás. O estado, que tem no agronegócio 15% de seu PIB, passa por esta transferência por apenas um dia ao ano. A solenidade de instalação simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será realizada às 7h30, no Carreiródromo Ada Cyra, abrindo o tradicional Desfile de Carros de Boi, Cavaleiros e Muladeiros. O Feed TV te conta detalhes do motivo.

A mudança ocorre anualmente na quinta-feira que antecede a data de encerramento de uma famosa festa da cidade. O objetivo é reforçar o valor cultural do evento, que atrai milhões de pessoas todos os anos.

Agronegócio em Goiás

O agronegócio de Goiás é responsável por cerca de 15% do PIB estadual, e suas exportações correspondem a 96,7% do total exportado pelo estado. Goiás se consolida como um importante exportador no mercado internacional, com destaque para as relações comerciais com China, Estados Unidos e União Europeia. O setor é dividido em três níveis: primário (produtores rurais), secundário (agroindústrias e insumos) e terciário (distribuição, comércio e serviços), sendo que o setor terciário concentra 38,4% dos empregos.

Segundo dados do IBGE, a participação de Goiás no valor da produção agrícola nacional saltou de 3,6% em 1974 para 9,3% em 2022. A soja ocupa 53,7% das áreas plantadas, seguida pelo milho (25,3%) e cana-de-açúcar (12,2%). Municípios como Rio Verde e Jataí são líderes nacionais na produção de soja.

O conteúdo Trindade se torna capital simbólica de Goiás nesta quinta-feira (3); entenda o motivo aparece primeiro em Feed TV.

Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *