Venda de carros elétricos deve bater recorde em 2025

Por
4 Min Read

Carro elétrico (Foto: Freepik)

As vendas globais de veículos elétricos devem atingir 22 milhões de unidades em 2025, segundo projeção da BloombergNEF divulgada no relatório Electric Vehicle Outlook. O número representa um aumento de 25% em relação a 2024 e confirma um novo recorde para o setor, impulsionado por queda nos preços das baterias de íons de lítio e maior variedade de modelos acessíveis.

A China deve responder por quase dois terços das vendas globais, liderando o mercado com preços competitivos que já colocam veículos elétricos abaixo do valor dos modelos a combustão. Em 2024, 69% dos EVs vendidos no mundo foram fabricados no país asiático, que também tem expandido sua presença em mercados como Tailândia e Brasil. A Europa aparece com 17% das vendas, enquanto os Estados Unidos somam apenas 7%.

Apesar do crescimento, o relatório revisou para baixo as previsões de longo prazo. As mudanças regulatórias nos EUA, como o fim de subsídios federais, revogação de padrões de eficiência e a limitação da autonomia da Califórnia para impor regras ambientais, devem reduzir a adoção dos elétricos no país. A projeção de vendas entre 2025 e 2035 caiu em 14 milhões de unidades.

Frota elétrica ainda será minoria em 2040

Segundo o Cenário de Transição Econômica da BloombergNEF, os veículos elétricos devem representar 56% das vendas globais até 2035 e 70% até 2040, uma queda em relação aos 73% anteriormente estimados. No entanto, a frota total de EVs ainda será de apenas 40% até 2040, aquém do necessário para alinhar o setor aos objetivos de emissões líquidas zero.

A desaceleração nos EUA também afeta a indústria de baterias, com queda de 8% na demanda global prevista entre 2025 e 2035, o que equivale a 3,4 terawatts-hora a menos. A China já opera com menos de 50% da capacidade média em algumas fábricas, o que aumenta a concorrência e reduz ainda mais os custos.

A recarga rápida em estações públicas tem se tornado mais cara, principalmente na Europa e nos EUA. Em alguns locais, o custo por quilômetro rodado já supera o de carros a combustão, o que compromete a economia pós-compra dos EVs. Entre as novas tendências destacadas pelo relatório estão:

  • Crescimento de 83% nas vendas de veículos com autonomia estendida em 2025;
  • Caminhões elétricos devem representar 46% das vendas na China até 2030;
  • Triciclos já são 80% elétricos;
  • Demanda por eletricidade dos EVs vai crescer 2,4 vezes até 2030;
  • Baterias de estado sólido devem avançar em modelos premium.

Com o avanço dos EVs, a expectativa é que o consumo global de petróleo seja reduzido em 1 milhão de barris por dia até 2026, chegando a 5,3 milhões por dia em 2030. Já a receita com recarga pública de EVs pode saltar de US$ 10 bilhões para US$ 220 bilhões até 2040, apenas na Europa e América do Norte.

“2024 foi um ano marcante para o transporte eletrificado”, afirmou Colin McKerracher, líder de transporte da BloombergNEF. Já Aleksandra O’Donovan, chefe de veículos elétricos da instituição, alertou: “Montadoras que ignorarem essa tendência correm o risco de ficar para trás nos maiores mercados do mundo”.

O conteúdo Venda de carros elétricos deve bater recorde em 2025 aparece primeiro em Feed TV.

Share This Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *